É comum ouvirmos sobre como agir em situações de risco, mas a maioria das pessoas não sabem o que fazer caso aconteça algum acidente com os olhos. Como informação pode salvar vidas, vamos te ajudar a entender o que fazer!
Os primeiros socorros dependerão do tipo de acidente, por isso, preste atenção:
1. Contato com produtos químicos
Independentemente do produto, a primeira coisa a se fazer é lavar a região com água corrente imediatamente, por volta de 15 minutos, para evitar ao máximo o contato do químico com os olhos.
Se você ou a pessoa acidentada usar lentes de contato, é indicado que elas sejam retiradas para que a lavagem seja mais efetiva.
2. Corpo estranho
Entrou alguma poeira, areia, cílios ou até pequenos insetos nos olhos? Não coce!
Pisque repetidamente para estimular o lacrimejamento, assim, você desloca o corpo estranho até canto externo da pálpebra para ser retirado com segurança.
Caso o corpo estranho envolva objetos como pedaços de madeira ou vidro, não tente retira-los. Procure um oftalmologista imediatamente!
3. Traumas com ou sem perfuração
A gente entende que talvez o primeiro impulso seja querer retirar o fragmento, mas em hipótese alguma faça isso. A manipulação própria do objeto pode piorar ainda mais o quadro, além da possibilidade de contaminação.
Neste caso, se a pessoa for usuária de lentes de contato, não tente retirá-las. Apenas procure o pronto-socorro imediatamente.
4. Sempre procure um pronto-socorro oftalmológico!
Os primeiros socorros podem ajudar, mas situações de urgência e emergência devem ser tratadas por um oftalmologista.
Esperamos que você nunca precise, mas em caso de acidentes, conte com os nossos prontos-socorros para cuidar da sua saúde ocular.
Clique aqui e confira os endereços e horários!
RT: Dr. Ivan Corso Teixeira - CRM/SP 135997 - RQE 43583