H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 3050-3333 - Paulista / (11) 4126-6464 - ABC
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Outubro Rosa | Novembro Azul

Outubro Rosa | Novembro Azul

A A
6 de outubro de 2021

Os meses de outubro e novembro se tornaram especiais e ainda mais importantes pois com eles, trazem campanhas de prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata, respectivamente, contribuindo com a conscientização social.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a doença de maior incidência entre as mulheres no mundo todo.  A doença é causada pela multiplicação anormal das células da mama. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e, em tempo oportuno, apresentam bom resultado. O câncer de mama não possui causa única, de modo que diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, como a idade e a hereditariedade. Entre os principais sintomas da doença estão as mudanças nas características da mama, como nódulos mamários, alterações na pele da mama (vermelhidão, retração, aspecto casca de laranja), alterações no mamilo, saída de secreção do mamilo e nódulos na região da axila. Não é comum sentir dor em casos de câncer de mama.

Já o câncer de próstata, no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos e pessoas com histórico da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. A maioria dos casos de câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Por isso o diagnóstico precoce e as consultas anuais para realizar check-up urológico são de extrema importância.

A informação e a prevenção são as nossas principais ferramentas na luta contra o câncer. Consulte regularmente o seu médico e mantenha os exames em dia!



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre o H.Olhos em seu e-mail!