Todo mundo sabe que criança é ligada nos 220 v. Não dá para descuidar por um instante. Dependendo da idade, os pais precisam ficar atentos a cada passo. São as quinas dos móveis, tapetes, buracos no asfalto que fazem a criança tropeçar, qualquer coisa pode se tornar perigosa e a fazer machucar o olho.
Até mesmo as mais velhas correm o risco de se machucar jogando bola, correndo, usando o lápis de cor, brincando com algum amiguinho ou animal que possa arranhar seus olhos. De qualquer forma, sempre há algum risco de a criança machucar o olho. Aí que entra a dúvida de muitos pais:
O que devo fazer se meu filho machucar o olho brincando?
Como os olhos são órgãos sensíveis, qualquer trauma deve ser tratado com muita atenção, principalmente porque até os sete anos eles ainda estão em fase formação.
Pancada
_ Ah, mas meu filho só levou uma bolada no olho. Não é nada demais.
Será que não é mesmo? Pancadas nos olhos podem descolar a retina! O importante é ficar atento aos sintomas, pois muitas vezes eles não são imediatos. Se ocorrer diminuição da visão ou se a criança perder a visão periférica é importante que ela seja levada ao oftalmologista imediatamente.
Em caso de dor no momento da pancada, compressas com gelo podem ajudar a amenizar.
Perfuração
_ E em casos de perfuração?
O instinto é querer retirar imediatamente o que entrou nos olhos, mas isso não é correto. Apenas o oftalmologista saberá a forma correta de remover o corpo estranho dos olhos. Se for removido de forma incorreta, poderá prejudicar outras partes dos olhos que não foram afetadas.
Nestes casos também não é indicado pingar colírio, água ou passar pomadas sem orientação médica. Até chegar ao oftalmologista, o indicado é proteger os olhos com um copo plástico.
A unha de gatos e cachorros também podem perfurar os olhos. É preciso ficar atento!
Seu filho teve algum trauma ocular e você tem dúvidas? Envie-nos pela página do Facebook.