Conscientize-se sobre o glaucoma
O mês de maio é dedicado ao glaucoma, doença caracterizada pela elevação da pressão intraocular, que provoca lesões irreversíveis no nervo óptico e comprometendo a visão.
Apesar desta condição ser considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a segunda causa mais frequente de cegueira no mundo, o comprometimento visual só surge nos estágios mais avançados do glaucoma. Infelizmente, no início, a doença pode ser assintomática e permanecer assim por meses ou até anos, fazendo com que o paciente só procure ajuda médica no estágio mais grave do glaucoma (quando já apresenta perda grave do campo visual).
Por isso, o modo mais eficiente de prevenção deste problema ocular é a realização de visitas regulares ao oftalmologista, avaliando a pressão intraocular e realizando exames capazes de detectar alterações no nervo óptico (como o exame de fundo de olho). Uma vez diagnosticada a doença, o médico prescreverá o tratamento mais adequado, geralmente com uso de colírios que abaixam a pressão intraocular. Em casos de difícil controle, pode-se optar pela cirurgia.
O glaucoma não tem cura, mas a perda visual pela doença pode ser prevenida.
Venha se consultar conosco e garanta que está tudo bem com a sua saúde ocular, ligue: (11) 4126-6666 ou (11) 3050-3333.
RT: Dr. Ivan Corso Teixeira - CRM/SP 135997 - RQE 43583