A certificação ONA avalia a qualidade dos serviços de saúde prestados e tem foco na segurança do paciente. Acreditação é resultado dos esforços para melhoria contínua visando uma assistência hospitalar especializada, segura e acolhedora.
O H.Olhos – Hospital de Olhos Paulista, um dos maiores e mais completos centros oftalmológicos do Brasil, e sete unidades da Cerpo Oftalmologia, rede de clínicas especializada com mais de 30 anos de mercado, que faz parte do mesmo grupo do H.Olhos, foram acreditados pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). Focada na melhoria continua dos processos e na segurança do paciente, a entidade analisa e certifica a qualidade dos serviços de saúde prestados no País e tem sua metodologia reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde).
A conquista é fruto de um intenso processo interno de melhoria contínua, alinhado com a missão da empresa de promover assistência hospitalar especializada, segura e acolhedora, e com o objetivo de ser referência nacional na prestação de serviços oftalmológicos, agindo de forma socialmente responsável e superando as expectativas dos pacientes, médicos e colaboradores.
A preparação teve início em 2013, com a criação do Escritório de Qualidade para implantar a metodologia ONA e coordenar os trabalhos relacionados às boas práticas de gestão e segurança do paciente. Entre as principais atividades desenvolvidas pelo departamento, está a estruturação de um estudo do perfil epidemiológico para conhecimento da população atendida, auxiliando na definição das estratégias e planos de cuidados; gestão de processos; definição de indicadores de resultados e desempenhos; acompanhamento contínuo da implantação e implementação de melhorias, avaliados por meio de auditorias internas e de visitas focadas; e gerenciamento de riscos.
Em novembro de 2015, o H.Olhos recebeu uma visita de diagnóstico organizacional, com o objetivo de avaliar a evolução das ações de melhoria da qualidade de serviços e segurança do atendimento ao paciente e adequações necessárias para a Acreditação ONA. Em outubro de 2016, o hospital e as unidades da Cerpo Oftalmologia foram avaliados pela Instituição Acreditadora Fundação Vanzolini, onde foram indicadas pela equipe de avaliadores como instituições acreditadas em nível 1 e tiveram o processo homologado pela ONA.
“Todo esse trabalho de melhoria continua, desenvolvido e aperfeiçoado para a obtenção da Acreditação ONA, é mais um diferencial de peso entre os serviços de saúde do H.Olhos e da Cerpo, garantindo a sua sustentabilidade e perenidade”, afirma Cleide Moura, coordenadora da Qualidade do hospital.
O que é ONA?
A ONA – ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.
A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países onde o principal objetivo é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.
A ONA define a Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde.
Tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.
O processo acreditação é pautado por três princípios fundamentais:
- é voluntário, feito por escolha da organização de saúde;
- é periódico, com avaliação das organizações de saúde para certificação e durante o período de validade do certificado;
- é reservado, ou seja, as informações coletadas em cada organização de saúde no processo de avaliação não são divulgadas.
O Sistema Brasileiro de Acreditação possui padrões e requisitos do padrão estruturados em três níveis:
Nível 1 ou Acreditado: Avaliação tem foco na segurança do paciente.
Nível 2 ou Acreditado Pleno: Analisa cuidadosamente a processo da assistência através da interação entre todos os processos envolvidos no cuidado.
Nível 3 ou Acreditado com Excelência: Analisa os resultados, demonstrando ciclos de melhorias.
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