No dia 10 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Ceratocone. A data existe para conscientizar e informar a todos sobre essa doença que atinge grande parte da população mundial. O ceratocone é uma doença que provoca a deformação da córnea, tornando-a mais fina e curva, adquirindo a forma de um cone. A doença se desenvolve por meio de mudanças físicas e bioquímicas no tecido corneano, tornando-o mais suscetível a danos oxidativos e fazendo com que ele enfraqueça e se projete para frente. Além disso, de 5% a 27% dos casos têm histórico da doença na família.
RT – Dr. Eduardo Parente Barbosa CRM 44.773
Os principais sintomas do ceratocone são:
- Visão embaçada;
- Hipersensibilidade à luz;
- Enxergar imagens "fantasma";
- Visão dupla;
- Dor de cabeça;
- Coceira no olho.
Estes sintomas são muito semelhantes ao de qualquer outro problema de visão, no entanto, a visão tende a piorar muito rápido, obrigando a troca constante de óculos e lentes.
Infelizmente, a doença ainda não tem cura definitiva. Por isso, é importante consultar um oftalmologista regularmente para acompanhar a progressão do ceratocone. Em sua forma mais branda, óculos e lentes de contato gelatinosas ou rígidas podem auxiliar, além do implante de anel intraestromal. Já na fase avançada, o tratamento baseia-se no transplante de córnea.
Para evitar a doença, a recomendação é nunca coçar os olhos, principalmente se há casos de familiares com a doença. Também é fundamental consultar um oftalmologista regularmente, pois somente ele poderá identificar a doença mesmo antes do paciente perceber os sintomas.
RT – Dr. Eduardo Parente Barbosa CRM 44.773
Central de Relacionamento: 11 3050-3333 / (11) 4126-6464