H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 3050-3333 - Paulista / (11) 4126-6464 - ABC
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » De olho no Novembro Azul

De olho no Novembro Azul

A A
3 de novembro de 2020

Assim como o Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre sua saúde e o câncer de mama, o Novembro Azul é a campanha anual focada na saúde do homem, principalmente na prevenção do câncer de próstata.

O diagnóstico precoce é extremamente importante para a cura de qualquer doença, então estar informado também é uma maneira de se prevenir!

Vamos te explicar tudo sobre a próstata e qual a relação da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), uma das doenças masculinas, com os olhos:

O que é a próstata? Uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga. Sua principal função, em conjunto com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O que é a Hiperplasia Prostática Benigna? É o aumento do tamanho e da rigidez muscular da próstata, causado pelo efeito da testosterona ao longo da vida.

Qual a relação entre a HPB com os olhos? Um dos tratamentos da doença é o uso de medicamentos como o Tasulil®, que relaxam o músculo prostático, facilitando a passagem da urina pela uretra. Mas, o remédio também age em outras partes do corpo e, entre elas, o músculo da íris, o que dificulta a dilatação da pupila e alguns procedimentos oftalmológicos. Essa alteração é conhecida como a Síndrome da Íris Frouxa (IFIS).

Por isso, sempre informe ao oftalmologista o uso de medicação para a próstata, pois em alguns casos, é sugerida a suspensão da mesma por 1 semana para a realização de cirurgias oftalmológicas.

Fique de olho em alguns sintomas, como: dor óssea e ao urinar; aumento da frequência urinária; dificuldade e/ou esforço para urinar; retenção; e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Mas, mesmo na ausência desses sinais, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, como histórico familiar e obesidade, ou a partir dos 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

 

Para maiores informações sobre consultas, exames e cirurgias, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento: (11) 3050-3333 / (11) 4126-6464.



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre o H.Olhos em seu e-mail!