O novo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da doença COVID-19, pode causar lesões na retina de acordo com estudo desbravador brasileiro.
O trabalho é o primeiro no mundo a mostrar alterações oculares na região da retina e foi publicado em 12/05/2020. É a primeira vez que se descreve esse tipo de lesão no olho humano, até então só observada em modelos animais.
A infecção pelo novo coronavírus (SARS-COV-2) pode causar lesões anatômicas na retina, mesmo naqueles casos mais leves da doença e que não demandaram internações na UTI . Ainda não se sabe se isso vai causar danos ou perda da visão.
Os resultados preliminares publicados nessa terça-feira (12/05/2020), na revista médica inglesa The Lancet, são de um estudo dos renomados Instituto da Visão e do Departamento de Oftalmologia da Unifesp (Universidade Federal De São Paulo).
Foi demonstrado previamente que a doença COVID-19 (coronavírus 2019) afeta diferentes partes do corpo além de alterações oftalmológicas associadas a doenças externas oculares, como a conjuntivite.
A tomografia de coerência óptica (OCT) é uma técnica de imagem não invasiva usada nesse estudo e também útil para demonstrar alterações subclínicas da retina em condições sistêmicas, como diabetes, doença de Parkinson e doença de Alzheimer, além de muitas infecções virais. Esse exame não gera dor e pode ser realizado em curto espaço de tempo.
O protocolo do estudo contou com aprovação pelo Comitê de Ética do Conselho de Revisão Institucional da INVIRARE Pesquisa Clínica Auditoria e Consultoria.
Foram relatadas alterações da retina e do OCT em 12 adultos (seis homens e seis mulheres, com idades entre 25 e 69 anos), examinados 11 a 33 dias após o início dos sintomas da COVID-19. Todos os pacientes apresentaram febre, astenia e dispneia (falta de ar), e 11 pacientes também apresentaram anosmia (falta ou comprometimento do paladar e incapacidade de se sentir odores).
Dois pacientes foram internados no hospital, mas nenhum necessitou de cuidados intensivos. Nove pacientes eram médicos e dois eram profissionais de saúde. Todos os pacientes apresentavam parâmetros sanguíneos normais no momento da avaliação oftalmológica. Nove pacientes testaram positivo para SARS-CoV-2 por método de PCR e dois pacientes testaram positivo em testes de anticorpos para COVID-19.
Todos os pacientes apresentaram lesões retinianas, sendo que quatro pacientes também apresentaram manchas tipo algodão e micro-hemorragias observadas no exame de fundo de olho.
A acuidade visual e os reflexos pupilares eram normais em todos os olhos e não foram detectados sintomas ou sinais de inflamação intra-ocular.
Trata-se do primeiro relato de achados da retina possivelmente associados à infecção por COVID-19 em humanos. Esses achados podem estar associados a manifestações do SNC (Sistema Nervoso Central) descritas em estudos em animais e em eventos neurológicos da COVID-19.
Como orientações aos pacientes podemos informar que o aparelho de OCT e respectivo exame estão disponíveis no Grupo H. Olhos e que orientamos que os pacientes pós COVID-19 passem por avaliação oftalmológica e sejam submetidos a uma análise pela equipe da retina com a realização de um MAP de Retina e posterior OCT.
Fontes:
https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)31014-X/fulltext
https://www.thelancet.com/pdfs/journals/lancet/PIIS0140-6736(20)31014-X.pdf
https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/05/coronavirus-pode-causar-lesoes-de-retina-revela-estudo-brasileiro.shtml
https://pt.wikipedia.org/wiki/Anosmia
Para maiores informações sobre consultas eletivas, exames e cirurgias, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento e veja quais unidades estão com atendimentos especiais. (11) 3050-3333 / 4126-6464.