Os cuidados com a saúde ocular de crianças e adolescentes tem o objetivo fundamental de identificar erros de refração (necessidade de uso de óculos), a identificação destes erros colabora para um melhor desempenho escolar e redução da evasão escolar.
De acordo com o Dr. Prof. Kara-José e colaboradores (2008), os erros de refração (ametropias: miopia, astigmatismo e hipermetropia) não corrigidos são a principal causa de deficiência visual entre as crianças brasileiras e estudos de Negrel A-D, Thylefors B. (1998) revelam que as moléstias oculares, por serem capazes de influir no rendimento escolar e na sociabilização da criança, representam grande impacto econômico e social. “Daí a importância da identificação e tratamento precoces das ametropias, bem como para reduzir a incidência de ambliopia (olho preguiçoso) entre as crianças”, afirma Dr. Pedro Antonio.
Por possibilitar a detecção de doenças e, consequentemente, a prevenção da cegueira infantil e ainda por permitir avaliar o perfil de erros refracionais na população, a triagem oftalmológica detém grande relevância do ponto de vista de saúde pública (ALVES et al, 2014). Ainda para esses autores, a idade ideal para a realização das campanhas de triagem de problemas oftalmológicas situa-se entre 0 e 6 anos, quando se completa o desenvolvimento visual.
Convidamos você a ajudar esta causa! Compartilhe com seus amigos e familiares informações sobre a importância de cuidar da saúde dos olhos e procurar um oftalmologista regularmente.