H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 3050-3333 - Paulista / (11) 4126-6464 - ABC
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Ceratocone

Ceratocone

O que é?

Doença congênita, ou seja, a pessoa já nasce com predisposição para desenvolvê-la. O ceratocone é caracterizado pelo encurvamento e afinamento progressivos da córnea. O problema pode levar ao desenvolvimento de altos graus de astigmatismo e miopia, comprometendo a visão.

Em todo o mundo, entre 0,5% e 3% das pessoas são acometidas pela doença. Seu aparecimento é mais comum na adolescência, de forma espontânea. Dificilmente o ceratocone se desenvolverá após os 30 anos.

Uma córnea normal tem formato arredondado, quase esférico, o que faz com que as imagens sejam focalizadas corretamente. Com ceratocone, ela sofre uma deformação progressiva, tendo sua resistência e elasticidade alteradas, deixando-a mais fina e com formato cônico.

Sintomas

Muitos pacientes não percebem o ceratocone no início, quando a córnea começa a se curvar.

Na maioria das vezes, a doença caracteriza-se pelo surgimento de miopia ou astigmatismo. Em seguida, o paciente começa a se queixar de mudanças frequentes na prescrição dos óculos, visão borrada, embaçada, com halos de luz ou distorcida e alta sensibilidade à luz.

Causas

Alguns estudos indicam que o ceratocone pode estar relacionado a mudanças físicas e bioquímicas no tecido corneano. Entre 5% e 27% dos casos têm histórico da doença na família, e aproximadamente um terço dos pacientes tem alergia ocular, com consequente coceira nos olhos. O ato de coçá-los com frequência está diretamente ligado ao afinamento da córnea, uma das características da doença.

Tratamentos

Fase inicial: a visão pode ser corrigida com o uso de óculos, que devem ser trocados frequentemente, à medida que a doença avança e o grau aumenta.

Fase moderada: os óculos já não podem oferecer uma boa qualidade de visão, sendo necessário o uso de lentes de contato específicas para ceratocone ou o implante de anel intracorneano.

Fase crítica: o tratamento baseia-se no transplante de córnea.

Dicas H.Olhos

  • Não coçar os olhos com insistência;
  • Manter as lentes especiais higienizadas;
  • Fazer visitas regulares ao oftalmologista, para acompanhamento da doença.

Preencha as informações abaixo para entrarmos em contato com você:

H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre o H.Olhos em seu e-mail!