H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 3050-3333 - Paulista / (11) 4126-6464 - ABC
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Palestra sobre Catarata

Palestra sobre Catarata

A A
23 de outubro de 2018

Em 31 de outubro, o H.Olhos – Hospital de Olhos Paulista realizará uma palestra educativa gratuita para conscientizar a população sobre a catarata, uma das principais causas de cegueira e que é reversível por meio de cirurgia.

A ação contará com a presença do Dr. Ibraim Viana Vieira, especialista em catarata do hospital, explicando o que é a doença, suas formas de tratamento e os benefícios de uma visão nítida e Dr. Renato Laks, especialista em clínica médica e geriatria pela universidade federal de São Paulo e pela sociedade brasileira de clínica médica e de geriatria. mestre em ciências da nutrição pela universidade federal de São Paulo.

Estará disponível um exame que testa a sensibilidade ao contraste e pode verificar de forma rápida se os convidados apresentam ou não sintomas que podem ser avaliados como suspeita de catarata.

Com vagas limitadas, as inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo e-mail gustavo.araujo@institutoverter.com.br ou telefone (11) 3050-3342, até 30 de outubro.

Programação

Data: 31/10

Horário:

18h às 19h00 – coffee break de boas vindas e teste de sensibilidade ao contraste

19:00: Apresentação do Instituto Verter

19:10: Qualidade de Vida na nova geração de idosos – Dr. Renato Laks

19:40: Informações importantes para entender o tratamento de catarata e os benefícios de uma visão nítida – Dr. Ibraim Viana Vieira

20:20: Perguntas e respostas

20:40 Encerramento

Local: Anfiteatro H. Olhos – Hospital de Olhos Paulista

Endereço: Rua Abílio Soares, 218 – Paraíso – São Paulo (SP)

Mais sobre a catarata

Apesar de habitualmente acometer de maneira semelhante os dois olhos, em alguns pacientes os sintomas da doença podem aparecer inicialmente em apenas um deles.  Em um primeiro momento, a pessoa nota um embaçamento e alteração na percepção das cores, seguido de ofuscamento e muita sensibilidade à luz do sol ou de faróis de carros. Com o desenvolvimento da catarata, ocorre piora progressiva da visão, podendo, em alguns casos mais graves, levar à cegueira.

No H.Olhos, o procedimento tem como técnica padrão a Facoemulsificação (Faco), que consiste na substituição do cristalino opacificado através de uma pequena incisão e implante de uma pequena lente intraocular dobrável. A “Faco” pode ser realizada de duas maneiras: a técnica tradicional ou totalmente a Laser, com a tecnologia de Femtosegundo, que elimina a utilização de lâmina e melhora ainda mais a precisão nas etapas da cirurgia. O equipamento possui configuração personalizada e realiza as incisões necessárias, a abertura e fragmentação necessárias para retirada do cristalino opaco, que é substituído por uma lente deve ficar para sempre no olho do paciente.



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre o H.Olhos em seu e-mail!