H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 3050-3333 - Paulista / (11) 4126-6464 - ABC
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Palestra gratuita sobre Diabetes

Palestra gratuita sobre Diabetes

A A
21 de novembro de 2018

Retinopatia diabética pode causar cegueira definitiva

 

  • Entre 7% e 8% dos brasileiros vivem com diabetes
  • H.Olhos – Hospital de Olhos atendeu mais de 20 mil casos de retinopatia diabética nos últimos três anos
  • Instituição abre inscrições para palestra educativa sobre o tema

 

Em 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, e o H.Olhos, referência em saúde ocular, aproveita a data para reforçar a importância de os pacientes com diabetes realizarem acompanhamento médico para prevenir a retinopatia diabética, que é uma das maiores causas de cegueira definitiva no mundo. Somente nos últimos três anos, o H. Olhos atendeu 20.540 casos da doença em suas unidades.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 7% e 8% da população brasileira, acima de 18 anos, vive com diabetes, e o percentual sobe para 18,6% em pessoas com mais de 65 anos. Além disso, cerca de 40% dos diabéticos sofrem de alterações oftalmológicas. No entanto, esse número poderia diminuir, se o acompanhamento médico se tornasse um hábito, pois, assim, o oftalmologista identificaria possíveis problemas na visão do paciente antes de um possível agravamento.

 

Como a doença acomete a visão?

 

A retinopatia diabética é uma doença ocular caracterizada pela manifestação do diabetes nos vasos sanguíneos da retina, camada mais interna do olho, que é responsável por transformar as imagens que enxergamos em impulsos elétricos que são levados ao nosso cérebro. “Por ser uma doença silenciosa, a maior parte das pessoas não apresenta sintomas até que a situação se torne mais grave. Por isso, a melhor maneira de diminuir os riscos de perder a visão de forma definitiva é procurar um médico oftalmologista assim que o diabetes for identificado”, orienta o Dr. Renato Magalhães Passos, especialista em retina do H.Olhos – Hospital de Olhos.

 

Para diagnosticar a existência da retinopatia diabética, é feito um exame de mapeamento de retina ou exame de fundo de olho, que deve ser realizado regularmente por pacientes diabéticos e pode detectar precocemente a doença. Caso a retinopatia diabética se manifeste, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, por meio de fotocoagulação a laser. O procedimento sela os vasos sanguíneos da retina e é o método padrão para a correção do problema.

 

Em casos em que ocorre a formação de vasos anômalos (neovascularização), que são frágeis e sangram com facilidade dentro do olho, e em situações em que há maculopatia diabética (comprometimento da região central da retina, chamada mácula), é aplicada uma injeção intraocular de medicamentos para reduzir estas alterações.

 

“Há grandes chances de o paciente preservar a visão. Para isso, consultas periódicas devem ser marcadas para conseguirmos detectar a doença em sua fase inicial e realizar tratamento. No entanto, para aqueles que já tiverem a situação agravada, é possível que os métodos não sejam capazes de recuperar totalmente a capacidade de enxergar. Portanto, a prevenção é fundamental”, alerta o especialista.

 

H.Olhos realiza palestra educativa sobre o tema

 

Para ajudar os pacientes na prevenção e alertar sobre os riscos do diabetes e da retinopatia diabética, o H.Olhos realizará uma palestra gratuita na unidade Paulista, em São Paulo (SP). Na oportunidade, será realizado o exame preventivo de fundo de olho para todos aqueles que sinalizarem o interesse no momento da inscrição.

 

Data: 01/12/2018
Horário:
8h30
Local:
H.Olhos Paulista
Endereço:
R. Abílio Soares, 218 - Paraíso, São Paulo (SP)

Inscrições: gratuitas pelo e-mail gustavo.araujo@institutoverter.com.br ou telefone (11) 3050-3342, até 29 de novembro (vagas limitadas)

 

Programação

 

8h30: Boas-vindas

9h: Apresentação da ONG Instituto Verter

9h10: Palestra com Dr. Ramon Antunes de Oliveira, especialista em retina do H.Olhos

9h50: Perguntas e respostas

10h20: Realização do exame de fundo de olho



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre o H.Olhos em seu e-mail!