H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 3050-3333 - Paulista / (11) 4126-6464 - ABC
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Palestra gratuita: A importância dos cuidados visuais na infância.

Palestra gratuita: A importância dos cuidados visuais na infância.

A A
19 de setembro de 2019

A importância dos cuidados visuais na infância.

A visão, desde o nascimento, é responsável por 85% das informações processadas pelo cérebro. Por isso, é preciso ter máxima atenção também com a saúde dos olhos dos bebês durante toda sua formação.

O cuidado e atenção dos pais são essenciais durante toda a fase de crescimento, estando sempre atentos caso os bebês apresentem reações diferentes ao esperado, como evitar olhar em determinada posição e girar a cabeça para focar e procurar pessoas ou objetos e também, um movimento constante de “vai-e-vem” dos olhos, como um tremor, que pode ser diagnosticado como nistagmo. Outras doenças também podem ser percebidas nesta fase inicial de desenvolvimento das crianças e devemos observar, principalmente, a posição dos olhos e se a criança apresenta dificuldades para enxergar.

Dicas importantes!

● A atenção com os olhos deve começar desde o nascimento, com a realização do teste do reflexo vermelho (Teste do Olhinho), capaz de identificar catarata congênita e alguns problemas retinianos. Uma avaliação de rotina com um oftalmologista também é recomendada durante os primeiros três meses de vida. Depois deste período, as consultas podem acontecer anualmente.

● Entre os seis meses e cinco anos, a principal doença que pode se desenvolver nos olhos é o estrabismo. Sua principal característica é o desequilíbrio na função dos músculos oculares, que provoca um desalinhamento dos eixos visuais. Se estes sintomas não forem corrigidos, o estrabismo pode afetar o desenvolvimento da visão, além de causar uma ambliopia, que diminui a acuidade visual dos olhos.

● Dos oito até os 14 anos, os erros de refração, como a miopia e a hipermetropia, podem se desenvolver com maior frequência. Estes problemas podem atrapalhar o desempenho escolar e a interação da criança com outras pessoas, afetando seu desenvolvimento cognitivo e sociabilidade.

RESERVE ESTA DATA

Como forma de alertar, conscientizar e esclarecer sobre a importância dos cuidados visuais na infância faremos uma palestra gratuita no dia 05 de outubro, das 09h30 às 11h30, no H.Olhos Paulista (Rua Abílio Soares, 218 – Paraíso - SP. Próximo à estação Paraíso do Metrô).

Para comemorar o Dia das crianças, teremos uma surpresa para os pequenos! Contaremos com a apresentação de um mágico para fazer deste dia mais especial e inesquecível!

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

9h:30m - Café
9h:50m – Apresentação do Instituto Verter: Gestor Rodrigo G Viana
10h:00m - A importância dos cuidados visuais na infância – Palestrante: Dr. Fabio Pimenta
10h:45m - Perguntas e respostas
11h:30m - Encerramento

A apresentação do mágico ocorrerá das 10h às 11h, simultaneamente, no outro auditório para as crianças.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente, pelo e-mail secretaria@institutoverter.com.br ou pelo telefone (11) 3050-3342.

Não esqueça de comunicar na hora da inscrição o nome da criança e idade.
Reserve esta data, avise seus amigos, familiares, traga seus filhos e não perca este evento!



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre o H.Olhos em seu e-mail!