H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 3050-3333 - Paulista / (11) 4126-6464 - ABC
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » O que é visão monocular?

O que é visão monocular?

A A
23 de janeiro de 2017

Capacidade de uma pessoa enxergar bem por apenas um dos olhos, a visão monocular não tem cura e provoca limitações nas atividades. Por esse motivo, pode ser considerada deficiência. Entenda o que é, as causas e os direitos.

Trata-se da perda visual que afeta um dos olhos, ocasionando a piora da noção de profundidade e da acuidade visual binocular, bem como a importante diminuição do campo visual periférico do indivíduo (em torno de 25%).

Logo que ocorre, a visão monocular causa limitações nas atividades da pessoa devido, principalmente, à dificuldade de localização espacial. “Dirigir, caminhar em trajetos mais movimentados e até mesmo exercer algumas atividades laborativas podem ser impraticáveis, inicialmente”, explica a especialista do H.Olhos Paulista Dra. Helena Oliveira. Como exemplos, ela cita atividades que requerem trabalho à curta distância do olho e a operação de veículos e trabalhos que exigem vigilância visual prolongada.

CAUSAS

Entre as causas mais comuns, estão algumas doenças, como as anomalias congênitas, as doenças infecciosas intraoculares (toxoplasmose), o glaucoma, as doenças da retina ou da córnea, os tumores intraoculares e os traumatismos oculares. “Embora a visão monocular seja, normalmente, uma condição irreversível, sem tratamento de cura, é importante que o paciente mantenha o acompanhamento oftalmológico para avaliação de rotina e prevenção de doenças no olho com boa visão”, afirma Dra. Helena. 

REABILITAÇÃO VISUAL

Aos poucos, a pessoa consegue se adaptar à condição de enxergar com apenas um dos olhos e as dificuldades iniciais se amenizam — embora não deixem de existir. Neste cenário, Dra. Helena destaca que a reabilitação é mais fácil para jovens, pessoas que tiveram perda gradativa da visão ou mesmo aquelas que não perderam totalmente a visão do olho atingido.

NECESSIDADES ESPECIAS

Desde setembro de 2011, o Ministério do Tra­balho e Emprego entende que a doença confere ao indivíduo severa restrição em sua capacidade sensorial, com a alteração das noções de pro­fundidade e distância, além da vulnerabilidade do lado do olho cego. “Legalmente, as pessoas com visão monocular podem se enquadrar no sis­tema de cotas de portadores de necessidades especiais nas empresas, bem como nos concursos públicos, entre outros benefícios”, informa Dra. Helena.



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre o H.Olhos em seu e-mail!