H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 3050-3333 - Paulista / (11) 4126-6464 - ABC
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » O que devo fazer se meu filho machucar o olho brincando?

O que devo fazer se meu filho machucar o olho brincando?

A A
19 de janeiro de 2016

Todo mundo sabe que criança é ligada nos 220 v. Não dá para descuidar por um instante. Dependendo da idade, os pais precisam ficar atentos a cada passo. São as quinas dos móveis, tapetes, buracos no asfalto que fazem a criança tropeçar, qualquer coisa pode se tornar perigosa e a fazer machucar o olho.

Até mesmo as mais velhas correm o risco de se machucar jogando bola, correndo, usando o lápis de cor, brincando com algum amiguinho ou animal que possa arranhar seus olhos. De qualquer forma, sempre há algum risco de a criança machucar o olho. Aí que entra a dúvida de muitos pais:

O que devo fazer se meu filho machucar o olho brincando?

Como os olhos são órgãos sensíveis, qualquer trauma deve ser tratado com muita atenção, principalmente porque até os sete anos eles ainda estão em fase formação.

Pancada 

_ Ah, mas meu filho só levou uma bolada no olho. Não é nada demais.

Será que não é mesmo? Pancadas nos olhos podem descolar a retina! O importante é ficar atento aos sintomas, pois muitas vezes eles não são imediatos. Se ocorrer diminuição da visão ou se a criança perder a visão periférica é importante que ela seja levada ao oftalmologista imediatamente.

Em caso de dor no momento da pancada, compressas com gelo podem ajudar a amenizar.

Perfuração

_ E em casos de perfuração?

O instinto é querer retirar imediatamente o que entrou nos olhos, mas isso não é correto. Apenas o oftalmologista saberá a forma correta de remover o corpo estranho dos olhos. Se for removido de forma incorreta, poderá prejudicar outras partes dos olhos que não foram afetadas.

Nestes casos também não é indicado pingar colírio, água ou passar pomadas sem orientação médica. Até chegar ao oftalmologista, o indicado é proteger os olhos com um copo plástico.

A unha de gatos e cachorros também podem perfurar os olhos. É preciso ficar atento!

Seu filho teve algum trauma ocular e você tem dúvidas? Envie-nos pela página do Facebook.



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre o H.Olhos em seu e-mail!