H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 3050-3333 - Paulista / (11) 4126-6464 - ABC
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Óculos de sol para crianças são realmente necessários?

Óculos de sol para crianças são realmente necessários?

A A
11 de outubro de 2018

Muita gente acredita que os óculos de sol para crianças são dispensáveis para o dia a dia, e isso é um grande erro. Assim como os adultos, a visão dos jovens também merecem cuidados especiais. Além disso, incentivar uma criança a adotar hábitos saudáveis na infância garante que ela desenvolva bons hábitos durante toda a vida.

Veja os principais motivos para adotar o uso dos óculos durante a juventude.

Crianças possuem mais sensibilidade ao Sol

Acredite ou não, as crianças com menos de 10 anos de idade correm mais risco de sofrer com danos na pele e nos olhos devido aos raios ultravioleta. A pele das pálpebras e dos olhos é mais delicada e vulnerável, se comparado com a pele de um adulto saudável.

Além disso, até os 10 anos de idade a lente do olho de uma criança é clara, permitindo maior penetração solar e, por sua vez, maior sensibilidade aos raios UVA e UVB. À medida em que envelhecemos, a lente fica mais opaca, proporcionando melhor proteção.

A exposição da retina aos raios ultravioleta está diretamente associado ao surgimento de doenças. Entre as principais estão a catarata e a degeneração macular, ambas causas de deficiência visual.

Por isso, quanto mais cedo a criança receber cuidados oculares corretos, menor o risco de desenvolver problemas relacionados à visão na terceira idade.

É válido lembrar que bebês com menos de 6 meses de idade nunca devem ser expostos ao Sol por muito tempo! E após os 6 meses, eles também devem usar óculos de sol quando estiverem em ambientes externos.

Quais são os melhores óculos de sol para crianças?

Engana-se quem pensa que os óculos de sol escuros protegem mais a visão dos pequenos. Desde que o oftalmologista certifique que as lentes bloqueiam 100% dos raios UV do sol, a escolha da cor e densidade é apenas uma questão de preferência pessoal. Ou seja, acima de tudo siga as dicas de um profissional especializado.

Por outro lado, se possível, escolha óculos grandes, pois quanto mais pele for coberta, melhor. Não esqueça também que as crianças costumam ser agitadas e quedas são comuns no cotidiano delas. Para evitar a quebra do acessório opte sempre por lentes resistentes a impactos e riscos.

Existem também os óculos com lentes fotocromáticas, que são claras em ambientes fechados e escurecem automaticamente sob a luz solar. É uma boa opção, pois elimina a necessidade de outro par para crianças que usam os óculos para correção da visão.

Proteção nunca é demais

Embora seja muito importante, os óculos de sol para crianças apenas bloqueiam os raios que passam diretamente pelas lentes. A pele ao redor dos olhos ainda estará vulnerável. Neste caso, o uso de protetor solar e chapéu de aba larga é muito bem-vindo. Outra dica importante é evitar exposição ao Sol entre 10h e 16h.

Ainda restou alguma dúvida sobre o uso dos óculos de sol para crianças? Comente, vamos responder o mais rápido possível :)

 



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre o H.Olhos em seu e-mail!