H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 3050-3333 - Paulista / (11) 4126-6464 - ABC
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Dia Nacional da Doação de Órgãos: como acontece o transplante de córnea?

Dia Nacional da Doação de Órgãos: como acontece o transplante de córnea?

A A
27 de setembro de 2019

Em 27 de setembro, comemora-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos, com o objetivo de conscientizar a população de que todos podem ser potenciais doadores. Apesar da ampliação da discussão do tema nos últimos anos, a prática, muitas vezes, é de difícil entendimento, mas é mais simples do que parece, e pode ajudar e salvar milhares de vidas.

“O assunto, embora delicado, precisa ser abordado, já que um único doador pode salvar até 10 vidas, mas as pessoas ainda têm medo. No caso da doação da córnea, por exemplo, é possível retirar apenas o tecido em si, que é transparente e cobre a pupila, sem qualquer alteração na aparência do olho”, afirma o Dr. Mauro Campos, diretor médico do H.Olhos.

Transplante de córnea

O transplante de córnea é uma cirurgia que substitui apenas a camada danificada da córnea por outra saudável, proveniente de um doador, e as causas podem ser diversas, como doenças e acidentes. Hoje, com a evolução tecnológica, raramente se faz o transplante da córnea toda, e esses transplantes mais modernos estão disponíveis no Brasil, tanto na rede pública como em hospitais especializados, como o H.Olhos.

Tipos

“O transplante lamelar anterior ocorre quando a camada superficial é substituída. Já o transplante endotelial acontece quando há a troca da parte interna, mais profunda. Neste caso, não há nem mesmo a necessidade de suturas, e o paciente estará reabilitado e apto a retomar suas atividades diárias em poucos dias”, explica o oftalmologista.

Outro importante benefício é que, mesmo quando a córnea doada não é utilizada para um transplante, suas células podem ser usadas para tratamentos e regeneração do olho. “Acreditamos que em pouco tempo, não faremos mais transplante da córnea, mas apenas iremos inserir as células presentes neste tecido para a recuperação do órgão”, diz o especialista.

É interessante saber que a cirurgia de transplante de córnea é altamente bem sucedida e traz poucos inconvenientes para o paciente. “Com a tecnologia atual, muitas pessoas podem ser beneficiadas, seja com as camadas do tecido, seja com as células. É uma ajuda enorme, para crianças e adultos”, finaliza o Dr. Campos.

Sobre o Grupo H.Olhos
O Grupo H.Olhos é reconhecido no mercado há 36 anos, por promover assistência hospitalar especializada, segura e acolhedora, além de ser referência na prestação de serviços oftalmológicos, amparado em um conceito de medicina humanizada. O H.Olhos Paulista, localizado no Paraíso, e o H.Olhos ABC, localizado em São Bernardo do Campo, contam com pronto-socorro 24h, centro cirúrgico, centro de diagnóstico, centro de auxílio óptico e consultórios equipados com aparelhos de última geração voltados à saúde ocular. Fundada em 1984, a CERPO é uma das maiores redes de clínicas de oftalmologia de São Paulo, com cinco unidades.

Grupo Printer
Assessoria de Imprensa do Grupo H.Olhos

Eduardo Atalla | (11) 5582-1625 / (11) 99371-9015 | eduardo.atalla@grupoprinter.com.br

Laís Rodrigues | (11) 5582-1615 / (11) 99371-9015 |
lais.rodrigues@grupoprinter.com.br

Setembro/2019



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre o H.Olhos em seu e-mail!