H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 3050-3333 - Paulista / (11) 4126-6464 - ABC
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Cuidados com a saúde no carnaval: 4 dicas para proteger os olhos

Cuidados com a saúde no carnaval: 4 dicas para proteger os olhos

A A
22 de fevereiro de 2019

O Carnaval é uma época de festejos e animação que acontece anualmente por todo o Brasil. Porém, ficar exposto ao clima quente e em meio à multidão pode aumentar o risco de contrairmos algumas doenças, inclusive na região dos olhos. É possível aproveitar a folia ao máximo sem abrir mão dos principais cuidados com a saúde no carnaval.

1) De olho da maquiagem :
No período do Carnaval as pessoas costumam usar vários produtos e maquiagens que podem prejudicar os olhos. As sombras com glitter ou purpurina, por exemplo, se não passados com cuidados podem arranhar a córnea ou se acumularem nas pálpebras, causando irritação e desconforto tipo sensação de corpo estranho nos olhos.
Outro exemplo é o lápis de olho que também pode obstruir os orifícios das glândulas palpebrais, aumentando os riscos de inflamação e infecção local, causando patologias como terçol ou blefarite.
Por isso é importante sempre usar maquiagem de boa qualidade e sem exageros, além de retirá-las com demaquilantes e lavar bem o rosto após a folia. Orientamos ainda o uso de Shampoo exclusivo para a região das pálpebras e cílios e que podem ser utilizados como adjuvantes ao demaquilante tais como: (Blephagel® ou Systane Lid Wipes®).
Para saber mais, confira esse nosso post que fala como conciliar o uso da maquiagem com as lentes de contato.

2) Cuide das lentes de contato :
As lentes de contato oferecem praticidade, pois são portáteis e pela maioria ser imperceptível combinam melhor com algumas fantasias. Entretanto, leve sempre o kit com o estojo, loção de limpeza, espelhinho e colírio lubrificante. Lembre-se de que há possibilidade de surgir imprevistos e você necessite removê-las em algum momento. É fundamental que a manipulação dos olhos assim com das lentes de contato sejam realizados após higiene adequada das mãos com água e sabão ou álcool gel (nesta segunda opção, aguarde alguns minutos antes manipular os olhos e as lentes até que o produto sofra evaporação por completo).

3) Utilize os óculos de sol :
Não hesite em colocar os óculos de sol durante o dia. Dê preferência aos escuros e de boa qualidade, com filtros UVA e UVB. Outro cuidado importante é o uso de viseiras, chapéus ou bonés, pois também reduzem a incidência de radiação solar sobre os olhos, ainda mais no verão, época mais quente do ano e incidência elevada de luz ultra-violeta.

4) Cuide da alimentação e hidratação :
Para aproveitar a festa, um dos principais cuidados com a saúde no carnaval é manter-se bem hidratado e evitar alimentação pesada, ou de procedência duvidosa. Opte por refeições leves, consumindo frutas e cereais. Lembre-se que o bom funcionamento do seu organismo é um importante fator para mantê-lo “protegido” contra possíveis infecções, tão comuns em ambientes com grande concentração de pessoas. É fundamental a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, que seja de procedência conhecida (evite frascos de origem desconhecida, sempre procure consumir água mineral de embalagens lacradas e jamais aceite substâncias com aspecto de água e ofertada por estranhos.

Cuidados com a saúde no Carnaval: dicas gerais

- Mantenha as mãos limpas :
Sabemos que é muito difícil manter as mãos totalmente limpas por muito tempo em meio aos foliões, o glitter, o suor etc. Mas, sempre que possível, lave as mãos quando encontrar banheiros ou lavabos e em último caso vale até usar a garrafinha de água ou mesmo o álcool gel. Contudo, se realmente não tiver um modo de lavar as mãos evite ao máximo passá-las na região do rosto, e claro, nos olhos. Qualquer descuido pode causar alergias oculares e até conjuntivites de origem infecciosa.

- Beba moderadamente :
O Carnaval é hora de extravasar as emoções e se divertir, mas tudo isso pode ser feito com responsabilidade. O consumo exagerado de álcool causa desidratação e diminui o nível de consciência e da capacidade de autoproteção, ou seja, dirigir após beber também é uma péssima ideia e contra a lei.

- Use o protetor solar :
O clima quente do verão é ótimo, desde que seja aproveitado com cautela. Evite exposição prolongada ao Sol, especialmente entre as 10h e 16h. Entretanto a qualquer hora do dia utilize protetor solar com fator de proteção adequado a sua pele.

Ficou claro quais são os principais cuidados com a saúde no Carnaval que você precisa adotar? Então agora pode acompanhar os blocos e aproveite para seguir as nossas dicas!



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre o H.Olhos em seu e-mail!