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Como preservar a saúde ocular ao longo da vida?

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5 de agosto de 2018

Qual a importância da saúde ocular?

A visão é o sentido responsável pela maior parcela de interação com o mundo. A cegueira é reconhecida como um dos principais temores e redutores da qualidade de vida pela população em geral. Além disso, diversas doenças oftalmológicas são indolores e silenciosas, apresentando sinais apenas em estágios avançados. Cuidados com os olhos e visitas regulares ao oftalmologista ajudam a garantir uma boa saúde ocular.

Como preservar a saúde ocular ao longo da vida? 

Recomenda-se uma visita ao oftalmologista nos primeiros meses de vida para descartar a presença de doenças congênitas. Depois disso, visitas anuais são recomendadas até os sete anos. Nessa fase o sistema visual está em processo de formação e pequenas alterações podem levar a danos permanentes na qualidade de visão.

Já entre os 8 e os 14 anos, os erros de refração, como a miopia (dificuldade de enxergar objetos que estão longe) e a hipermetropia (dificuldade de enxergar objetos que estão próximos) são os problemas oculares que normalmente acometem as crianças e pré-adolescentes.

Na fase adulta, a partir dos 40 anos, outras doenças começam a se tornar mais frequentes. Marcadamente a presbiopia (vista cansada) se desenvolve nessa idade, dificultando a visão de perto.

Chegando aos 50 anos, aumenta-se o risco de duas doenças oculares. O glaucoma que provoca lesão nas fibras do nervo óptico e que, quando não tratado, pode levar à cegueira; e a catarata – opacificação do cristalino (lente natural do olho), que resulta em uma diminuição progressiva da visão.

Após os 60 anos, além de uma maior incidência de catarata, alguns indivíduos podem apresentar sinais de degeneração da mácula, que é a região de maior capacidade visual da retina.

De que forma o uso de vitaminas, como Ômega 3 e Luteína, auxilia na prevenção e no tratamento de doenças oculares?

O nutriente mais importante para a visão é, sem dúvidas, a vitamina A. Ela é essencial no ciclo dos fotorreptores, células da retina que possibilitam a visão. A deficiência desse micronutriente pode levar a xeroftalmia (olho seco), redução da visão no escuro e os piores casos a cegueira. A luteína é uma substância “parente” da vitamina A e ajuda a reduzir o risco de degeneração macular. O ômega 3, apesar de alguma controvérsia, melhora a qualidade da lágrima e reduz sintomas de olho seco.



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