H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 3050-3333 - Paulista / (11) 4126-6464 - ABC
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Bengala verde: como o material ajuda pessoas com baixa visão?

Bengala verde: como o material ajuda pessoas com baixa visão?

A A
5 de outubro de 2018

Você já viu ou ouviu falar sobre a bengala verde? Ainda pouco conhecido no Brasil, esse objeto garante que deficientes visuais vivam com mais autonomia e segurança. Contudo, ainda sim, é recomendado que essas pessoas andem com companhia e, sempre que possível, frequente espaços acessíveis.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 6,5 milhões de brasileiros sofrem com alguma deficiência visual. Destes, 528.624 são indivíduos com visão zero, ou seja, incapazes de enxergar, e 6.056.654 são aqueles que têm uma grande dificuldade permanente de enxergar, chamada de baixa visão.

Entre as dificuldade mais comuns enfrentadas por deficientes visuais estão:

  • acesso e utilização de transporte público;
  • sinalização em ruas e avenidas;
  • calçadas com saliências ou espaços reduzidos.

Cores de bengala entre deficientes visuais

As bengalas não são escolhidas por acaso ou gosto pessoal, cada cor representa um grau de deficiência visual diferente.

Ao contrário do que se pensa, nem sempre quem usa bengala possui cegueira completa. A bengala verde, por exemplo, é usada por indivíduos que enxergam parcialmente ou tem baixa visão.

De forma mais clara, uma pessoa que enxerga parcialmente possui o campo de visão reduzido (menor do que 20 graus), ou seja, ela vê apenas o que está na sua frente, mas não as laterais. Em outros casos, também pode sofrer com desfoques (visão embaçada) que não são corrigidos, mesmo com o uso de óculos.

Enquanto a bengala cinza ou branca deve ser utilizada por indivíduos com cegueira total.

Bengala verde no Brasil

A bengala verde surgiu na Argentina em 1996 e espalhou-se pela América Latina, contudo no Brasil o acessório ainda é pouco conhecido.

Segundo os idealizadores, a cor verde foi escolhida por representar a esperança, que neste caso seria enxergar a vida de novo, de outra forma. A Bengala Verde é, portanto, um objeto importância social e moral para orientação, mobilidade, identificação e inclusão das pessoas com baixa visão, além de contribuir para que a conscientização se conscientize e abrace a causa.

Saiba mais sobre o projeto.

 



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre o H.Olhos em seu e-mail!