H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 3050-3333 - Paulista / (11) 4126-6464 - ABC
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Atenção redobrada com os olhos no verão

Atenção redobrada com os olhos no verão

A A
14 de janeiro de 2016

Atenção redobrada com os olhos no verão: confira os riscos que a areia de praia oferece à visão e os cuidados que devemos ter.

CONTAMINAÇÃO 

Quadro muito comum em algumas praias do Brasil, a contaminação da areia por esgoto pode causar quadros de alergia e irritação a, até mesmo, infecções oculares, como as conjuntivites. Outra ameaça de contaminação são as fezes de animais, como as de filhotes de cães, que podem transmitir a toxocaríase ocular, doença parasitária rara causada pelo Toxocara Canis ou Toxocara Catis, que afeta crianças, principalmente, por meio da ingestão acidental de areia com ovos do parasita. A larva do parasita migra para o olho, geralmente de forma unilateral, e pode levar à perda da visão por inflamação e infecção intraocular ou descolamento da retina.

VENTO 

Aparentemente inofensivo, o próprio vento traz partículas de areia que, em contato direto com os olhos, podem causar irritação e pequenos machucados na córnea, conhecidos como ceratite ponteada.

AREIA E ÁGUA DO MAR 

A areia e a água salgada do mar podem originar quadros de ressecamento ocular, com uma sensação de olho seco, corpo estranho, olho vermelho e ardência.

CUIDADOS ESSENCIAIS:

-Evitar locais onde há contaminação da areia por esgoto e fezes de animais;

-Lavar bem as mãos com água corrente ou higienizá-las com álcool gel;

-Usar protetores solares, inclusive nas pálpebras, local com maior incidência do carcinoma basocelular (tumor maligno), relacionado à exposição solar;

-Após a exposição ao sol, remover o protetor solar das pálpebras, lavando bem os cílios com xampu neutro ou espumas específicas para a higiene palpebral;

-Usar chapéus, guarda-sóis e óculos escuros com proteção contra raios UV, para proteger os olhos do sol e do vento;

-Colírios lubrificantes podem melhorar sintomas de sensação de olho seco, além de “lavar” a superfície ocular;

-Não olhar diretamente para o sol.

Fale com um de nossos atendentes: atendimento online.



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre o H.Olhos em seu e-mail!