H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 3050-3333 - Paulista / (11) 4126-6464 - ABC
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » ABRIL MARROM | Saúde ocular das crianças

ABRIL MARROM | Saúde ocular das crianças

A A
8 de abril de 2019

A Campanha Abril Marrom alerta a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças causadoras da cegueira. É importante que a prevenção seja feita desde cedo. Esta semana falaremos sobre a saúde ocular das crianças, boa leitura!

A diversidade regional brasileira e os diferentes níveis de desenvolvimento socioeconômico sugerem um valor médio de prevalência de cegueira infantil para o Brasil entre 0,5 e 0,6 por mil crianças. Desse modo, com base em estimativa da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, é possível avaliar que no Brasil existam cerca de 29 mil crianças cegas por doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente.

A notícia boa é que a prevenção está ao alcance de muitas crianças. O teste do reflexo vermelho, também chamado de Teste do Olhinho, deve ser realizado ainda na maternidade em todos os recém-nascidos. Dr. Pedro Antonio explica que o teste é capaz de detectar a catarata, o glaucoma congênito e ainda qualquer patologia ocular congênita que cause opacidades de córnea, tumores intraoculares grandes, inflamações intraoculares importantes ou hemorragias vítreas.

Algumas cidades brasileiras já têm legislação que exige a realização do Teste do Olhinho em todos os recém-nascidos antes de sua alta. A Agência Nacional de Saúde Suplementar também incluiu o Teste do Olhinho no rol de procedimentos com cobertura obrigatória pelas operadoras de planos de saúde. No Senado Federal tramita Projeto de Lei nº 240, de 2007, que altera o art. 10 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, para tornar obrigatório o Teste do Olhinho em todo o País. “São vitórias importantes para a saúde pública, mas ainda há muito a ser feito para garantir a saúde ocular de nossas crianças”, pondera Dr. Pedro Antonio.


Convidamos você a ajudar esta causa! Compartilhe com seus amigos e familiares informações sobre a importância de cuidar da saúde dos olhos e procurar um oftalmologista regularmente.



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre o H.Olhos em seu e-mail!