H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 3050-3333 - Paulista / (11) 4126-6464 - ABC
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Cirurgia de Ceratocone

Cirurgia de Ceratocone

Crosslinking da Córnea

Procedimento que aumenta a resistência e a estabilidade da córnea e tem como finalidade impedir a progressão do ceratocone.

Quais são as indicações da cirurgia?

A cirurgia de Crosslink tem as seguintes indicações:

  • Ceratocone: doença congênita que se caracteriza pelo afinamento e encurvamento progressivos da córnea, assumindo um formato parecido com um cone e levando à baixa progressiva da visão. Está indicada nos casos de progressão documentada da doença.
  • Ectasia Pós-Lasik: alteração da córnea induzida pelo Lasik (cirurgia a laser para correção da miopia), caracterizada pelo seu afinamento e encurvamento, e baixa de visão progressiva.

Quais são os procedimentos cirúrgicos?

Após a aplicação do colírio anestésico e preparos iniciais da córnea, é empregado o colírio de vitamina B2 que, associado à luz UVA emitida por uma fonte, aumenta a ligação das fibras de colágeno da córnea.

A cirurgia causa dor?

O procedimento é realizado com aplicação de colírio anestésico e não causa dor.

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

O procedimento dura cerca de uma hora. A recuperação é gradativa e deve ser avaliada mensalmente até o terceiro mês para comprovação de efeito.

Implante de Anel Intraestromal

Outra técnica disponível para o tratamento do Ceratocone é o Implante de Anel Intraestromal. A cirurgia é uma das alternativas para evitar que o paciente evolua para o  transplante de córnea.

Quais são as indicações da cirurgia? 

O implante é recomendado para os casos de Ceratocone que têm baixa visão com óculos de grau ou lentes de contato ou ainda intolerância às lentes de contato, e que ainda não têm indicação para transplante de córnea. 

Quais são os procedimentos cirúrgicos? 

É aplicada anestesia local por meio de colírio, sem necessidade de internação. O procedimento é feito com o uso de laser de alta precisão, o laser de femtosegundo, que cria um túnel no interior da córnea. Em seguida, acontece o implante de 1 ou 2 seguimentos de anel.

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

A cirurgia dura em média 30 minutos. A recuperação é rápida e o paciente percebe melhora na visão nos primeiros dias. O tempo de acompanhamento para avaliação do resultado da cirurgia é de três meses.

Orientações ao paciente: 

O uso de lente de contato deve ser suspenso um dia antes do procedimento.


Prencha as informações abaixo para entrarmos em contato com você:

H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre o H.Olhos em seu e-mail!